domingo, 8 de julho de 2012

III FENAFEP: Capital Nacional do Feijão Preto se prepara para mais uma edição da maior festa da região



Em 2012, a expectativa é repetir o sucesso alcançado em anos anteriores e atrair visitantes de todo o país


Em agosto Prudentópolis, conhecida nacionalmente como a Terra das Cachoeiras Gigantes, mais uma vez deve despertar o interesse e atrair visitantes de todo o Brasil. Isso porque de 09 a 12 de Agosto acontece a III FENAFEP, Festa Nacional do Feijão Preto, que oferece grandes shows, exposições e a principal atração: a Maior Feijoada do Brasil.
Os preparativos para o evento, realizado no Centro de Eventos Terra das Cachoeiras, na Br-373, e que se constitui como um dos maiores do gênero a nível nacional, estão a todo o vapor para que ele seja mais uma vez um sucesso de público e crítica. Ainda mais com a projeção do município na mídia nos últimos meses, sendo um dos ganhadores do quadro Dança da Galera do Domingão do Faustão, da rede Globo e ainda tema de uma série reportagens sobre a Eurocopa, realizada na Polônia e na Ucrânia, para os noticiários Bom dia Brasil e Esporte Espetacular (também da mesma emissora), em função do município possuir a maior colônia de ucranianos do Brasil. 
A atração principal da FENAFEP é a gastronomia, quando a Capital Nacional do Feião Preto mostra mais uma vez todo o seu potencial, oferecendo a maior feijoada do Brasil, preparada em uma panela de 2 metros de altura que pesa 12 toneladas, e que segundo o Livro dos Recordes é a Maior do Mundo.
Além da Maior Feijoada do Brasil, a FENAFEP oferece aos visitantes outros atrativos. Como inúmeros stands de máquinas, veículos, caminhões, implementos, indústria, comércio e artesanato. Haverá também o pavilhão da feira de sabores, de produtos da terra e uma praça de alimentação com comidas típicas, lanches e doces. O concurso gastronômico com pratos elaborados a base de feijão também é outro atrativo, além de apresentações artísticas de grupos locais. 
Várias empresas já confirmaram presença na festa, com stands e demonstração de produtos. Na área do leite, por exemplo, será apresentado o programa em parceria com a Cooperativa Batavo, denominado de Leite, o Ouro Branco. Na Festa será apresentado o caminho do leite, com mostra de novilhas leiteiras de produtores da região, além de ovinos e caprinos. 


Shows
Outro ponto forte da festa são os shows, que já estão confirmados, sendo que os ingressos devem começar a ser vendidos na próxima sexta-feira. No dia 09 a atração será o Grupo Tchê Garotos, com repertório na novela “Avenida Brasil” e que volta ao município num show com portões abertos em homenagem aos 106 anos de Prudentópolis. No dia 10, o show fica com Jeann & Júlio, dupla com músicas de sucesso no meio universitário e no dia 11 o grande show de renome com a dupla César Menotti e Fabiano. 


O maior produtor de feijão preto do Brasil


Prudentópolis é responsável pela produção de 40 mil, das 350 mil toneladas de feijão preto, produzidas no país, figurando como o maior produtor brasileiro. Isso representa 12% do feijão preto que vai para a mesa dos brasileiros todos os dias, de acordo com dados da SEAB.
Desde o micro até o grande produtor, cultivam o grão em suas propriedades e, dele, fazem sua principal fonte de renda. O feijão é a principal cultura de 75% dos pequenos agricultores de Prudentópolis, o que representa em torno de 5800 famílias, das 8000 que sobrevivem da agricultura familiar no município. Mesmo famílias que plantam outras culturas optam pelo feijão como cultura complementar ou alternativa. 
A tradição do plantio de feijão está relacionada com a agricultura familiar, muito forte no município. Cultivado apenas para o consumo familiar e venda do excedente até meados de 1990, o plantio de feijão preto começou a ser explorado após implantação de políticas de valorização do produto e a formação estoques reguladores do preço. Por ser bastante sensível ao calor, o clima ameno da região foi propício para o cultivo de feijão preto, garantindo maior qualidade dos grãos. Aos poucos a produção de feijão foi ganhando força e se modernizando. A colheita mecanizada, por exemplo, já é uma realidade para grandes e pequenos agricultores. Projetos de melhoramento da cultura estão sendo implementados por empresas e entidades locais, principalmente buscando a renovação da semente utilizada, ao lado de novas tecnologias, variedades mais resistentes e produtivas, além de um grão que seja “bom de panela” para a dona de casa, que busca agilidade, sabor e qualidade durante o preparo dos alimentos. 
Criada no ano de 2010, a festa é uma realização do SOS – Serviço de Obras Sociais, e visa projetar o setor produtivo local e o município com todo seu potencial turístico, étnico e agrícola e valorizar os produtores de feijão preto e ressaltando a importância desse título para o município.

x

Nenhum comentário:

Postar um comentário